sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Prefácio


No âmbito da Unidade Curricular Problemáticas da Geografia do Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto foi proposta a elaboração de um blogue, com o objetivo de destacar três aspetos do livro elaborado num outro desafio. 

Assim sendo, coloco à discussão os seguintes tópicos: 

1.  "A verdadeira caridade não é dar um peixe, mas ensinar a pescar" - O mote do livro partiu deste provérbio popular, pretendendo com ele lançar a seguinte discussão: de que forma o conhecimento deve ser construído entre os dois agentes (professor-aluno) do processo de ensino-aprendizagem?. 

2. As Nuvens de palavras - "Brainstorming"? - A questão relevante neste tópico passa pela seguinte interrogação: será a nuvem de palavras uma estratégia similar a um "brainstorming" ou são completamente díspares?. 

3. Postura crítica ou acrítica? - Partindo do conceito "Pesca" que coloquei no livro, procuro colocar à discussão se nós, enquanto professores, temos uma postura crítica ou acrítica face aos conceitos que os manuais apresentam.

Outros tópicos relacionados com o meu livro poderiam ser alvo de debate, no entanto considero estes os mais pertinentes. :)

Conto com os vossos comentários, para um debate profícuo :)






2 comentários:

  1. Olá Hugo,
    Gostei muito do teu Blog!
    Sobretudo da escolha das imagens. Num tema tão rico como este as imagens são de facto melhores que mil palavras.
    Muito bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Olá Hugo :)
    Confesso que estava com dificuldade em escolher o local para comentar o teu blog pois todas as páginas são apetitosas para a discussão e conversa! Antes de mais parabéns por conseguires captar a atenção no meio de tantos blogs!! :)
    Em primeiro lugar o blog tem um "outfit" muito bem enquadrado com o tema, gostei muito do aquário com peixinhos ali a nadar ali ao lado :D
    Achei curiosa a forma como trabalhas o tema. Fizeste não só uma exposição dos conteúdos temáticos mas conseguiste enquadrá-lo com as questões da didática o que espelha a tua contínua preocupação e reflexão acerca do processo de ensino e aprendizagem. Demonstraste a capacidade do professor como agente social e não apenas aquele preocupado com o "saber-saber". Não nos podemos esquecer dessa componente. Mais do que transmitir conhecimentos, o professor deve pensar na sua ação e na aprendizagem significativa dos seus alunos!
    Mais do que aprender este é um blog para refletir!

    Continuação de bom trabalho :)

    ResponderEliminar