As próximas nuvens são exemplos que estavam integrados no
livro, relativamente à temática em estudo.
Fig. 1 - Nuvem de palavras em forma de peixe
Fig.
2
- Nuvem de palavras em forma abstrata.
No meu ponto de vista, a nuvem de
palavras acaba por ter a mesma finalidade que um exercício de “Brainstorming”,
mas destaca-se pelo facto de ser mais ilustrativa e atractiva para o aluno, uma
vez que lhe permite observar os conteúdos que irá lecionar, dada a disposição
dos conceitos. Estes, por sua vez, podem integrar-se em múltiplas formas, servindo assim de motivação para a própria aula.
Não deixando de ser uma explosão de
ideias e de conceitos, esta aplicação (nuvem de palavras) permite-nos, como
professores, compreender qual o tipo de relevância que devemos dar à temática
que nos propomos abordar, de que forma queremos tratar e, por fim, o que de
facto importa ensinar aos discentes.
Fica então assim no ar a questão inicial, para um possível debate. :)

Hugo, acho que as nuvens de palavras são sempre positivas para os nossos alunos. São nestes aspetos que nos podemos diferenciar nos restantes professores, e sermos melhores.
ResponderEliminarContinuação de uma excelente trabalho!!
Abraço
Hugo, antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pelo teu blog, está muito bem conseguido.
ResponderEliminarRelativamente à questão que levantaste sobre as nuvens de palavras e os exercícios de "brainstorming". Partilho da mesma ideia que tu, acho que a finalidade de ambas as estratégias podem ser semelhantes. A vantagem da nuvem de palavras, como referiste, prende-se com a questão estética, o que poderá favorecer na captação da atenção dos alunos para o estudo de uma determinada temática.
O meu núcleo de estágio já teve a oportunidade de utilizar nuvens de palavras nas aulas e pereceu-nos que o impacto foi bastante positivo.
Um abraço e continuação de um bom trabalho!!